A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Exercício “A Terra Treme” hoje em Moura

Escrito por em Novembro 5, 2021

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) realiza hoje, dia 5 de Novembro, às 11h05 horas, de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME.

Esta iniciativa tem como objectivo, capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O coordenador da Protecção Civil Municipal de Moura, Diogo Saraiva, disse à Planície que “o exercício é organizado todos os anos pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, e nós fazemos sempre questão de divulgar este exercício e possibilitar, fazendo o esforço, para que, o máximo de entidades possam responder e participar no mesmo”.

Acrescentando que “aquilo que nós temos feito, desde há dois anos, é envolver uma escola diferente em cada ano, para por em prática , quer o plano de evacuação da escola, quer também aquilo que é a actividade dos agentes da Protecção Civil., neste caso, na cidade de Moura, os Bombeiros e a PSP. De realçar que o exercício vai decorrer na Escola Secundária de Moura”.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A acção desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou colectivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoprotecção: Baixar, Proteger e Aguardar.