A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Festival Internacional de Artes no Feminino no Alentejo a partir de hoje

Escrito por em Novembro 4, 2021

O Festival Internacional de Artes no Feminino 2021, também designado Festival das Marias, vai decorrer em cinco localidades do Alentejo a partir de hoje, até dia 13 deste mês com espectáculos de música, teatro e dança, cinema, conversas e oficinas.

A edição nacional é uma coprodução das companhias Alentejana de Dança Contemporânea e do Teatro Lendias d’Encantar, vai decorrer nas cidades de Beja e Santiago do Cacém, e nas vilas de Aljustrel, Grândola e Mértola.

Para as duas companhias, de Beja, trata-se de um evento internacional e pluridisciplinar – com duas edições anuais, uma em Portugal e outra no Brasil – para mostrar uma “perspectiva da arte no feminino”, ou seja, criações, em várias áreas artísticas, “de mulheres, sobre mulheres, mas para todos, na tentativa de esbater discrepâncias sexistas que teimam em persistir”.

O festival deste ano em Portugal vai incluir duas programações na cidade de Beja, uma principal, com espectáculos de artistas de Portugal, Brasil, Chile e Espanha, e uma paralela, designada “Marias e os seus dias” e com “momentos de empoderamento feminino”, disse à agência Lusa o director artístico do festival, António Revez.

A programação principal em Beja vai começar hoje, às 21h00, no Teatro Pax Julia, com um concerto da cantora brasileira Fafá de Belém.

No sábado, na Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, a partir das 21h00, tem lugar um concerto da cantora brasileira LaBaq.

A edição deste ano do Festival das Marias no Brasil, produzida pela Lendias d’Encantar e pela agência Belic Arte.Cultura, vai decorrer entre os dias 18 e 25 deste mês, em São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Paulo, com ofertas presenciais e online.