A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Hoje em Beja a União das Misericórdias promove debate sobre envelhecimento

Escrito por em Outubro 18, 2021

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está a promover um ciclo de conferências por todo o país, para debater sobre o futuro do envelhecimento em Portugal, contando para o efeito com personalidades de diversos quadrantes da sociedade portuguesa. Hoje tem lugar uma sessão em Beja, no Auditório da Misericórdia de Beja, às 10h45 com a participação de João Paulo Ramôa, provedor da Misericórdia de Beja.

O vice presidente das Misericórdias Portuguesas, Caldas de Almeida, referiu à Planície que este ciclo de conferências surgiu porque “nós apercebemo-nos, que as respostas que temos organizadas em Portugal para o envelhecimento, nomeadamente os lares e os apoios domiciliários, já não dão resposta, áquilo que as pessoas precisam. Isso ficou muito notório, agora durante a pandemia”. E acrescentou que “fizemos um documento com propostas concretas nossas, em que queremos ouvir a sociedade civil para conseguirmos produzir um documento final”.

O debate em Beja, decorrerá com a participação de: Filomena Mendes, docente da Universidade de Évora, e Sandra Pais, docente da Universidade do Algarve com moderação de Patrícia Seromenho, Secretariado Nacional da UMP

Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique com moderação de Norberto Patinho, deputado da Assembleia da República.

O encerramento do encontro, pelas 12h30, ficará a cargo do presidente do Secretariado Nacional da UMP, Manuel de Lemos.

O estudo “Envelhecimento: respostas seniores do futuro – um modelo de respostas especializadas integradas” da UMP apresenta medidas para a definição de estratégias que as políticas públicas do Estado deveriam adoptar em sede de envelhecimento.