A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Selo de certificação dos Vinhos Alentejanos origina mais procura

Escrito por em Outubro 12, 2021

Tornar os Vinhos Alentejanos mais sustentáveis, é um dos propósitos da Comissão Vitivinícola da Região (CVRA) com o recente lançamento do selo de Produção Sustentável, com uma validade de cinco anos.

Esta certificação faz parte do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, em que os associados representam mais de 40% do vinho produzido no Alentejo e premeia as boas práticas que são usadas nas vinhas e adegas.

O presidente da CVRA, Francisco Mateus, explicou em que consiste esta valorização: “Estamos a falar de uma certificação de produção sustentável que é atribuída a empresas. Depois desta atribuição, as empresas poderão exibir o selo de certificação nas suas garrafas”.

Com um trabalho prévio feito fora do país, o presidente da CVRA referiu que esta garantia valoriza o vinho: “Baseados em estudos que foram feitos nos Estados Unidos, verificámos que há uma predisposição de alguns consumidores para pagarem mais por vinhos que ostentam este selo. A nossa expectativa, uma vez que o Alentejo é uma região pioneira no trabalho em termos de sustentabilidade em Portugal, à medida que vão surgindo mais empresas com essa certificação, pode haver maior procura para esses vinhos”, conclui o responsável realçando a preocupação da região para as práticas sustentáveis.