A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Alunos de Moura envolvidos na recolha de 31 toneladas de lixo marinho

Escrito por em Outubro 11, 2021

Ao longo dos mais de 172 quilómetros da costa portuguesa e em colaboração com mais de 240 organizações nacionais, foram recolhidas 31 toneladas de lixo marinho para assinalar a data do Dia Internacional de Limpeza Costeira.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura participaram com nove turmas do 1ª ciclo, correspondendo a 188 alunos, nas actividades de recolha de lixo junto de dois cursos de água que atravessam a cidade, nomeadamente o Rio da Roda e o Brenhas.

Esta iniciativa da responsabilidade do “Programa Oceano – Educar para uma Geração Azul”, foi promovida pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em colaboração com a Direcção-Geral da Educação, com os Municípios e os Centros de Formação de Associação de Escolas.

Para a professora Filomena Serafim, acções de sensibilização deste género, são sempre importantes. “Participaram as turmas que se inscreveram nesta actividade desenvolvida em Moura. As escolas foram divididas por partes: Entre o Rio da Roda e o Centro de Saúde e a Estrada de Brinches e a outra, do Centro de Saúde até à ponte da Salúquia”. Houve ainda “a participação de mais duas escolas que fizeram o caminho da Ponte Romana, Ponte do Brenhas, até à zona da Cristina”, afirmou a docente.

Nesta terceira edição, participaram mais de 1300 crianças e professores de outras escolas dos municípios de Cascais, Mafra, Nazaré, Silves e várias ilhas nos Açores.

De realçar que desde 2019, já foram recolhidas, no total, 170 toneladas de lixo marinho em mais de 1054 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 19 mil voluntários e mais de 225 organizações.