A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

A mourense Natália Pão Duro vai ser a primeira mulher na presidência da FCDB

Escrito por em Outubro 9, 2021

Natália Pão Duro representante do C R A M “Os Leões”, de Moura, vai tomar posse como a primeira presidente feminina da Federação das Colectividades do Distrito de Beja pertencente às estruturas regionais da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto.

A Federação das Colectividades do Distrito de Beja (FCDB), estrutura regional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD), encontra-se num processo de reactivação, com vista a uma acção mais determinante no desenvolvimento do associativismo alentejano.

Com esse fim, vai realizar uma jornada associativa regional hoje, sábado, dia 9 de Outubro, com diversos eventos ao longo do dia, a decorrer integralmente na carismática Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e que culminará no acto eleitoral.

O programa inclui, de manhã (10h00) uma sessão de informação associativa sobre “Normas de funcionamento e obrigações legais das Organizações do Movimento Associativo Popular” e à tarde (14h30) um Encontro de Coletividades sobre o tema “Associativismo em território de baixa densidade populacional”, com as Eleições a partir das 16h30, um momento cultural e o acto da tomada de posse dos novos dirigentes, após o apuramento da votação eleitoral. O próprio Presidente da CPCCRD, Augusto Flor, será o “pivot” das duas sessões de informação e debate.

A Lista candidata apresenta delegados de 20 colectividades, com representantes de 11 dos 14 municípios do distrito: Aljustrel, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura, Odemira, Serpa e Vidigueira.

Há colectividades mais dedicadas à Cultura (Filarmonia, Cante, Teatro), outras ao Recreio e ao Desporto e outras, ainda, ao Social, à Juventude e até aos Reformados, sendo interessante esta múltipla diversidade.

Entre os Delegados, encontram-se bastantes jovens e seis mulheres, representando estas 40% dos membros efectivos, entre elas, mesmo a Presidente da Direcção, Natália Pão Duro do C R A M “Os Leões”, de Moura, o que significará a primeira presidência feminina em estruturas regionais da CPCCRD.

A Mesa da Assembleia Geral será presidida pelo dedicado dirigente associativo Amílcar Pereira da J D Neves e o Conselho Fiscal pela, também muito dedicada Luísa Costa da S F Capricho Bejense, ambos de Beja.

O lema instituído para todo este processo de mobilização associativa no distrito é “Movimento Associativo + Ativo”.

As actividades serão abertas a todas as coletividades e associações e a outros interessados, nomeadamente responsáveis e técnicos das autarquias dos sectores associativos.