A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Moura é “o ponto de partida” para cuidados de saúde e envelhecimento saudável

Escrito por em Outubro 8, 2021

A inauguração da sede da Delegação do Alentejo do Centro ABC, aconteceu ontem à tarde no Pátio dos Rolins em Moura e contou com a presença do presidente do centro, o cardiologista Nuno Marques, do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo e de mais convidados, comuns às duas entidades.

A cidade de Moura, será o ponto de partida para que nos próximos meses, se concretizem medidas práticas no sentido de haver mais atenção nos cuidados de saúde e do envelhecimento da comunidade.

No local, Nuno Marques falou precisamente sobre essa questão: “Será aqui nesta sede, que as autoridades e as várias entidades vão passar a ter um fórum de debate para implementação prática das medidas no Alentejo durante a próxima década, na população. E podem contar com o nosso apoio”.

Moura foi escolhida, não só porque o “Alentejo é uma das regiões com a população mais envelhecida”, justificou o presidente do Centro ABC, mas também porque “trabalhamos com o Alentejo há um ano e meio por causa da pandemia e fomos muito bem recebidos. O tipo de apoio que damos e o enquadramento para quem está no Algarve é tão fácil, que tínhamos de ter esta extensão da nossa área”, reforçou.

Em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Moura, o cardiologista afirmou que “é para nós uma responsabilidade contar com apoio da câmara, que tem uma grande aposta no envelhecimento”.

Álvaro Azedo não escondeu a satisfação por ver concretizado este projecto: “É a descoberta de um novo paradigma, em que servir o concelho, a região e o país, tem como epicentro a cidade e o concelho de Moura. Para nós é muito importante a forma como o Centro ABC acreditou que aqui poderíamos dar esses passos e trabalhar de forma concertada”.

O autarca reforçou que este é o arranque para “servir as nossas populações e prestar-lhes todos os cuidados também com o Centro de Alto de Rendimento e de Turismo para a Saúde na Pousada da Barragem do Alqueva”.

E foi precisamente para a Pousada da Barragem do Alqueva que seguiram Nuno Marques, Álvaro Azedo e todos os convidados após a inauguração, para assistirem e participarem nas IV Jornadas sobre Envelhecimento Activo e Saudável, a decorrer até Sábado, um dos fóruns mais importantes quer em termos nacionais, quer internacionais.