A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Prevenção estrutural de fogos nas áreas protegidas inclui Vale do Guadiana

Escrito por em Outubro 6, 2021

Com financiamento do Fundo Ambiental, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e dos programas operacionais regionais, está em curso a quarta geração de projectos de prevenção estrutural de incêndios e de reabilitação de ecossistemas nas áreas protegidas.

Nesta fase, são abrangidos cinco parques naturais (Litoral Norte, Alvão, Serra da Estrela, Sintra-Cascais e Vale do Guadiana). O investimento nestes projectos é de 5,1 milhões de euros. No último quadriénio, o investimento neste tipo de intervenções ascende a 26,1 milhões de euros.

Estes programas de intervenção foram criados pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática, na sequência dos incêndios de 2016.

Em 2019 aprovou-se a terceira geração dos projetos, incidindo em oito áreas protegidas (Parques Naturais da Serra de São Mamede, das Serra de Aire e Candeeiros, da Arrábida, do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e da Ria Formosa, Reserva Natural das Lagoas de Sancha e Santo André e Paisagens Protegidas da Serra do Açor e da Arriba Fóssil da Costa de Caparica), com investimento global de 8,5 milhões de euros.

No Parque Nacional da Peneda Gerês, desde a criação do programa, a área ardida reduziu-se em 85% face à média da última década.

No mesmo período, na totalidade das áreas protegidas portuguesas, a redução da área ardida foi de 80%.