A tocar

Title

Artist

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

No ar

Clube Megahertz

17:00 17:59

Background

Adega Cartuxa lança nova colheita de Pêra-Manca tinto

Escrito por em Outubro 5, 2021

A Fundação Eugénio de Almeida disponibilizou a partir de dia 1 de Outubro o vinho Pêra-Manca tinto 2015, a mais recente colheita do seu emblemático vinho, numa edição limitada de 44.000 garrafas.

Tratando-se sempre de produtividades muito reduzidas, o ano de 2015, permitiu obter uma quantidade de uva de qualidade excepcional e consequente produção do vinho Pêra-Manca tinto acima do habitual padrão de excelência.

O ciclo vegetativo da vinha decorreu sob condições de falta de humidade no solo, originando fraco vigor vegetativo das videiras, assim como formação de bagos de dimensões muito reduzidas, os quais apresentaram uma excelente relação entre a película e a polpa. Já as temperaturas amenas, sentidas durante o período de maturação, permitiram uma lenta evolução até ao momento da vindima.

“O Pêra-Manca tinto 2015, pela sua concentração em taninos, cumpriu um estágio em garrafa um pouco superior ao habitual, de forma que, neste momento, apresenta-se num ponto de evolução que permite, desde já, mostrar o seu elevado potencial, deixando para os anos que se seguem a possibilidade de acompanhar um infindável conjunto de nuances que só os grandes vinhos possibilitam”, afirma o Engenheiro Pedro Baptista, Director Vitivinícola da Fundação Eugénio de Almeida e Enólogo da Adega Cartuxa.

Mantendo a estratégia de inovação da Adega Cartuxa, cada garrafa do Pêra-Manca tinto 2015 continuará a apresentar um sistema de segurança que permite ao consumidor garantir a sua autenticidade. O sistema consiste num código único, associado à utilização de uma imagem holográfica e um QR Code de controlo, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, que permite a esta entidade fazer a rastreabilidade do selo, incorporado na cápsula da garrafa, que pode ser validado no site do Clube Pêra-Manca, dando assim a garantia de aquisição de uma garrafa original. A nova colheita já está disponível com o preço de venda ao público de 275 euros a garrafa.