Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Projecto de regeneração de solos no Distrito de Beja

Escrito por em Outubro 4, 2021

Projecto vai promover a regeneração ambiental dos solos em três concelhos do distrito de Beja onde se regista “elevada aridez” e uma “susceptibilidade à desertificação” vão receber, nos próximos dois anos, um projecto de adaptação climática e regeneração ambiental dos solos.

“Pastagens Regenerativas” é o nome do projecto promovido por um consórcio formado pela agência de desenvolvimento local Esdime, pelas autarquias alentejanas de Castro Verde, Mértola e Ourique, e pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.

Segundo a ESDIME, o Projecto Pastagens Regenerativas visa promover a adaptação climática, a regeneração ambiental e a sustentabilidade na gestão agropecuária extensiva, em territórios de elevada aridez e susceptibilidade à desertificação, através da experimentação e testagem de técnicas inovadoras ao nível da mobilização do solo e da gestão de pastoreio.

O mesmo, prevê a implementação de testes pilotos em duas áreas experimentais, utilizando o sistema inovador do arado Key-line a transição para um sistema de maneio holístico, utilizadas e apontadas como técnicas inovadoras e promissoras para a recuperação de solos desertificados e regeneração de pastagens.