A tocar

Title

Artist

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Dia Mundial da Música assinalado no concelho de Moura a partir de hoje

Escrito por em Outubro 1, 2021

O dia Mundial da Música, que se assinala hoje, vai ser comemorado no concelho de Moura até dia 3 de Outubro, com várias iniciativas.

A vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola sublinhou à Planície que “vamos aproveitar esta data, para homenagear um grande mestre, natural de Amareleja, que fez parte da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, o senhor Domingos Monteiro Filipe, conhecido por mestre Parola”.

No que se refere às iniciativas, a autarca adiantou que “hoje, dia 1, pelas 21h vai descerrar-se a placa evocativa, na sede da Sociedade da Música, às 21h30 será inaugurada a exposição “A Obra do Mestre Parola”, na Torre do Relógio de Amareleja, seguindo-se a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense”.  Em Moura Lurdes Balola deixa o convite “a toda a população para estar no Cine Teatro Caridade, onde vai ter lugar um concerto em homenagem a Amália Rodrigues no dia 2 de Outubro pelas 21h30”. No dia 3, domingo a Câmara Municipal vai fazer uma homenagem às quatro bandas filarmónicas do concelho, com a entrega de placas comemorativas do Dia Mundial da Música a cada uma delas: banda do Círculo Artístico Musical Safarense, banda da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, banda do Centro Recreativo Amadores de Música, Os Leões e banda da Sociedade Filarmónica União Musical, Os Amarelos”.

Recordamos que o Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

Esta comemoração tem como objectivos, promover a arte musical em todos os sectores da sociedade; divulgar a diversidade musical; aplicação dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.