A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Vacinação contra a gripe ainda não se iniciou em Moura

Escrito por em Setembro 30, 2021

A vacinação contra a gripe iniciou-se mais cedo do que o habitual devido à pandemia de Covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas a grupos prioritários abrangidos pela vacinação gratuita Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A primeira fase da vacinação gratuita destinada a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também as grávidas, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Célia Geadas, enfermeira do Centro de Saúde de Moura e responsável pela vacinação referiu à Planície que “ainda não teve inicio a vacina da gripe. Nós todos os dias estamos a receber directivas da DGS relativamente à inoculação”. E acrescentou que “a sequência que vai ser seguida é igual à que seguimos na vacinação covid. Primeiro serão os profissionais de saúde e os lares, ERPIs. Posteriormente iremos receber directrizes diárias sobre os grupos que serão vacinados a seguir”. Célia Geadas deixa ainda um apelo à população salientando que “se vacinem contra a gripe e quem não tem ainda a vacinação completa ou não a fez  a inoculação contra a covid 19, que a complete, porque é a nossa única arma para que realmente consigamos controlar toda esta pandemia”.

Para esta época gripal (2021/2022), haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face à época gripal 2020/2021, o que representa um aumento de 7%, de acordo com a DGS.

Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.