Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Situação dos sem-abrigo é preocupante em Alvito e Beja

Escrito por em Setembro 30, 2021

Segundo o inquérito agora publicado no portal da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), Portugal terá cerca de 8200 pessoas em situação de sem-abrigo, sendo a situação mais preocupante no Alentejo, nos concelhos de Alvito e Beja que têm, respectivamente, 11,35 e 9,72 pessoas por cem mil habitantes em situação de sem-abrigo.

O documento revela ainda, que a grande maioria dos sem-abrigo se concentra na área metropolitana de Lisboa (AML). Nessa zona, foram contabilizadas 4786 pessoas, o que representa 58,3% do total, seguindo-se a área metropolitana do Porto (AMP) com 1213 pessoas.

O concelho de Beja, regista 324 pessoas em situação de sem abrigo, sendo que 264 são pessoas sem tecto e 60 sem casa, o número mais elevado logo a seguir a Lisboa e Porto.

O relatório indica ainda o número de pessoas que deixaram a situação de sem-abrigo e obtiveram uma habitação permanente, e que no ano passado foram 485 casos, mais 39% face a 2019. Na maioria dos casos, a situação de sem abrigo dura até um ano, o que corresponde a 38% das pessoas.

Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social refere que se registou um aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo comparativamente ao ano anterior, que justifica com a “melhoria no processo de diagnóstico em todo o país”.

Esse trabalho, continua a tutela, “permite no curto e médio prazo a adopção de estratégias para um acompanhamento mais personalizado e próximo de cada pessoa e, em simultâneo o desenho e adopção de estratégias de prevenção”.

Recordamos que, em Setembro, terminou o prazo do segundo aviso para disponibilização de soluções de habitação Housing First e de apartamentos partilhados, com mais de 600 vagas que acrescem àquelas que já são actualmente disponibilizadas. O objectivo do Governo para 2021 são 1100 vagas.