A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Projecto Arqueológico do Castelo de Moura documentado em site

Escrito por em Setembro 30, 2021

A candidatura do projecto do Castelo de Moura feita à Direcção-Geral do Património, recebeu recentemente um apoio no valor de 5.250 €.

Santiago Macias, investigador do projecto explicou à Planície como decorreu o processo de candidatura: “A Direcção-Geral do Património abriu um concurso para a realização de trabalhos adicionais. Este apoio extraordinário não é um subsídio entregue ao arqueólogo, mas sim, um apoio destinado a matérias específicas”.

E, no caso concreto das escavações arqueológicas do Castelo de Moura, “o que candidatei foi a possibilidade de fazer um site sobre arqueologia do castelo e a possibilidade de digitalizar materiais e disponibilizá-los. Os materiais, nomeadamente relatórios, fotografias, desenhos de materiais arqueológicos e cortes, estão na minha posse e devem ser disponibilizados à comunidade cientifica”, afirmou o investigador.

Com uma vasta experiência em arqueologia, Santiago Macias é da opinião que deve ser usado “o princípio da ciência aberta e é essa a intenção do projecto, já que não podemos ocultar informação”, reforçou.

Recorde-se que o Castelo de Moura tem um projecto arqueológico que está em curso há 30 anos. Dada a sua importância, “foram publicados vários livros sobre o assunto, um deles recentemente sobre um estudo da Mouraria. Temos feito várias exposições e há materiais em Moura, fruto de escavações arqueológicas que têm circulado em exposições internacionais, a última aconteceu no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa. As classificações são elevadas no ranking de avaliações que têm sido atribuídas a este tipo de projectos”, conclui o historiador.