Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Associação de Mulheres do Concelho de Moura aposta na prevenção

Escrito por em Setembro 29, 2021

A desenvolver três grandes projectos, a Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura referiu à Planície que neste momento a prioridade da associação passa pela prevenção, mas não só, tal como explicou Ana Lúcia Pestana: “Neste momento, acompanhamos 13 casos de violência doméstica em Moura. E em parceria com o Agrupamento de Escolas de Moura, falamos da prevenção e abordamos temas como a cidadania, a igualdade e a violência no namoro”.

Por outro lado, a descentralização do apoio para que mais mulheres consigam recorrer a esta ajuda, é outro dos projectos da associação. “Não só em Moura, como em Beja e nos concelhos de abrangência”, referiu a psicóloga.

Além da aposta nos que já foram mencionados, a Moura Salúquia está a iniciar neste momento “a criação de uma resposta de apoio psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica. Não existia e é possível com o apoio do Portugal 2020”, destacou Ana Lúcia Pestana.

Os números falam por si e apesar de existir “alguma estabilidade a nível nacional, é difícil tirar conclusões em curtos períodos. No primeiro semestre houve 12.000 queixas apresentadas e 12 homicídios. Os números são significativos e preocupantes, mas podem não corresponder à verdade. Como sabemos, a violência doméstica é muitas vezes vivida em silêncio”, finalizou a especialista.