A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

O outono inicia-se hoje, com previsão de chuva forte para o distrito de Beja

Escrito por em Setembro 22, 2021

Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono. Como disse à Planície, Luís Mestre da MeteoAlentejo.

Os equinócios estão definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, efectivamente o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste. Assim, entre o instante da manhã em que o Sol está a uma distância zenital de 90º e o instante da tarde em que se encontra novamente a uma distância zenital de 90º passam-se 12 horas.

Luís Mestre adiantou ainda que “é um fenómeno que sucede todos os anos, os dias começam a ser mais curtos, temos depois a mudança da hora e é toda esta dinâmica astrológica que leva a esta situação”.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, (IPMA), o verão vai despedir-se e a nova estação com previsão para hoje de aguaceiros, mais frequentes a partir da tarde e no interior, podendo ser acompanhados de trovoada.

Luís Mestre sublinha que “este ano, o início do Outono, em termos de calendário, vai coincidir, com mais uma mudança do estado do tempo”. E adianta que “hoje, já vamos ter períodos de céu muito nublado e aguaceiros, que podem ser fortes e de granizo, acompanhados de trovoada. A partir do meio dia o distrito de Beja está em aviso amarelo”.

Outono inicia-se com mudança do estado do tempo, registando aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e granizo.