Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Moura – Centro ABC promove hoje conferência sobre Envelhecimento Saudável no Alentejo

Escrito por em Setembro 17, 2021

Com a presença de Gabriel Bastos, Secretário de Estado da Segurança Social, o Centro ABC promove hoje dia 17, entre as 10h00 e as 15h20, na Escola Profissional de Moura, a conferência com o tema “Envelhecer no Alentejo – O desafio da Década”.

Dividido em dois temas, “Envelhecimento Saudável e Activo” e “Cuidados Continuados: Satisfazer as necessidades da População”, o debate tem como objectivo abordar um conjunto de medidas a adoptar e que visam aumentar o número de anos com qualidade de vida da população portuguesa.

O presidente do Centro ABC, Nuno Marques, que fará parte dos painéis de convidados, falou com a Planície e destacou a importância de se realizar a conferência nesta altura: “Está a ser discutido em termos nacionais e europeus as áreas do Envelhecimento Activo e Saudável”. Entre as medidas, “algumas delas têm o apoio do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e apostam num ganho de autonomia ao longo do tempo, assim como na manutenção das pessoas nos seus ambientes e domicílios para que possam ter a sua reabilitação com equipas multidisciplinares”, afirmou o responsável.

Entre os convidados e como moderador da conferência, está o escritor e investigador mourense, Francisco Moita Flores e a Presidente da parceria global das Nações Unidas Sanitation and Water for All, Catarina de Albuquerque.

De salientar que Portugal, de acordo com dados da ONU de 2019, apresenta o 4º maior ratio de dependência associada à população envelhecida: 39%. Um número que se estima subir para 71% em 2050. Quanto ao número de anos de vida saudável após os 65, Portugal está abaixo da média europeia.