A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Vidigueira inaugura hoje centro para património e marca territorial

Escrito por em Setembro 16, 2021

A Câmara Municipal de Vidigueira lançou uma marca territorial e vai abrir, hoje, quinta-feira, um centro para promover o património e o turismo do concelho e que inclui a Casa do Vinho e do Cante.

De acordo com o município, o Centro do Património e Turismo de Vidigueira (Casa do Vinho e do Cante) é um espaço polivalente para acolher e prestar aos turistas informações adequadas às suas visitas e também “um polo difusor de experiências singulares de promoção do património do concelho”.

O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo referiu à Planície que “no âmbito da estratégia da promoção e divulgação do território, este Centro, no fundo é o culminar deste mesmo objectivo, de podermos ter um espaço de acolhimento ao nosso turista, ao visitante e que, de alguma forma consiga promover todo o património do concelho”.

O autarca acrescentou que “queremos que seja um ambiente completamente diferenciador, que apele aos sentidos e a tosas as acções, que os visitantes podem ter ali, num primeiro contacto, naquilo que são as características diferenciadoras do nosso território”.

O centro, além de oferecer várias valências, como a Casa do Vinho e do Cante, tem como objectivo também “dar continuidade” a projectos de educação patrimonial, envolvendo a comunidade.

Além do vinho e do cante, o centro também promove outros patrimónios e funciona como posto de turismo.

Segundo o edil de Vidigueira, a criação do centro, a partir da reabilitação do antigo edifício da Escola Profissional Fialho de Almeida, no centro da vila, implicou um investimento total de 327 mil euros.

De acordo com o município, o conceito criativo da marca, que foi desenvolvido por uma agência e resulta de um plano de marketing, centrou-se e inspirou-se na diversidade cultural, social, económica e paisagística do concelho de Vidigueira.

Na marca destacam-se a talha, alusiva ao vinho de talha,  as cores amarelo, verde, azuis claro e escuro e castanho com várias representações e que retractam as quatro freguesias do concelho: Vidigueira, Vila de Frades, Selmes e Pedrogão do Alentejo.