A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

16 milhões de euros para 1ª pista do mundo de carros eléctricos em Serpa

Escrito por em Agosto 20, 2021

A pista, localizada em Vila Verde de Ficalho,  vai contar com vários equipamentos e edifícios de apoio, tais como um Club House, edifícios de manutenção, boxes, um hotel rural com 14 unidades de alojamento e um edifício destinado ao desenvolvimento, fabrico e inovação tecnológica de veículos elétricos, combinando assim o desporto automóvel, turismo e a inovação tecnológica.

Este  projecto, intitulado “Circuito do Sol”, pretende criar um complexo turístico, desportivo e tecnológico vocacionado para os desportos motorizados, no antigo Kartódromo de Serpa, em Vila Verde de Ficalho e  está em consulta pública até 24 de Setembro. Este circuito quer ser o primeiro a nível mundial pensado e desenhado para veículos eléctricos, representa um investimento de 16 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires referiu à Planície que “há já algum , que houve um consórcio espanhol e sueco que adquiriram essa antiga pista de kart”. E acrescentou ainda que “entretanto, também acabaram por adquirir mais alguns prédios nas imediações da mesma. Tem desenhado um projecto que inclui várias valências, entre elas a ampliação da pista virada para a competição de carros electricos”. O edil serpense adiantou que “sabemos que o projecto está a ser trabalhado e já foram dados alguns passos, nomeadamente já conseguiram financiamento para algumas das valências”.

O projecto, tem capital nórdico e espanhol,  por trás e o nome de “Circuito do Sol” tem a ver com o número de dias sem núvens: 260, números de 2017. A seu lado, haverá uma central solar capaz de produzir de 2 MW de energia.

De inicio terá um edifício principal, onde ficarão as primeiras dez boxes, com dois andares e servirá de albergue à Torre de Controlo, à cafetaria e terá um terraço.