A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Festa de Santa Maria em Amareleja comemorada de forma diferente

Escrito por em Agosto 12, 2021

A festa de Santa Maria, que se inicia hoje, 13 de Agosto,  em Amareleja, vai mais uma vez ser assinalada de forma diferente, devido à situação pandémica que vivemos. Embora sem os concertos e os convívios que eram apanágio desta data, a mesma vai ser comemorada com algumas actividades, como disse à Planície o presidente da Junta de Freguesia de Amareleja, Joaquim Mário.

“Este ano a festa vai estar condicionada, pelas circunstâncias que todos nós conhecemos. Hoje, dia 13 vamos ter uma arruada, dia 14 há uma corrida de touros, organizada pela Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, dia 15 é a parte religiosa, que vai ter lugar no Largo da Igreja e dia 16 um grupo de pessoas vai percorrer todas as esplanadas da vila em cima de uma camioneta levando música a todos.

No que se refere à parte religiosa, recordamos que, Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência do País.

Em Portugal, no dia 15 de Agosto, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades, como é o caso de Amareleja, onde este dia tem um significado maior. Este ano, à semelhança do que tem sucedido desde o início da pandemia, as comemorações religiosas na vila vão ser realizadas de forma diferente. O pároco de Amareleja, José Bravo disse à Planície que “este ano vamos fazer a festa, mas não vamos ter a procissão”,  acrescentando que “para a substituir, vamos colocar a Nossa Senhora à porta da Igreja e vão ser fechadas as ruas, para não haver trânsito”. E adiantou que “vão ser colocadas cadeiras, no átrio exterior,  cumprindo as regras da DGS e vamos rezar o Rosário. Vão ser colocadas velas com intenções, por parte das pessoas que assim queiram ser abençoadas”. O padre José Bravo sublinhou  ainda que “a Banda vai tocar 3 músicas e contamos também com um grupo de homens a cantar  2 modas”.

A tradicional corrida de touros vai realizar-se no dia 14, às 18h30, tendo a corrida este ano como tema a comemoração dos 30 anos da elevação de Amareleja a vila.

O cartel é composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Paulo Jorge Santos, em ano de comemoração dos 15 anos de alternativa, e o praticante Francisco F. Núncio. Pegam os Forcados Amadores de Lisboa e Amadores de Póvoa S. Miguel, capitaneados, respetivamente, por Pedro Maria Gomes e André Batista.

Lida-se um curro de toiros da Ganadaria São Martinho.