A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Bloco de Rega Cuba e Vidigueira – Presidentes de Câmara querem garantias do início da obra

Escrito por em Agosto 11, 2021

Os Presidentes dos Municípios de Cuba e Vidigueira, na sequência de contactos anteriores com a EDIA, deputados na Assembleia da República, agricultores e entidades representativas dos mesmos participaram num encontro com a Ministra da Agricultura no qual manifestaram preocupações sobre o atraso no lançamento das obras do  Bloco de Rega de Cuba e Vidigueira, integrado no Empreendimento de Fins Múltiplos de  Alqueva, investimento cuja conclusão chegou a estar prevista para 2020 mas cujas obras têm  vindo a ser adiadas.

O presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português referiu à Planície que o balanço do encontro “foi positivo”. E acrescentou que “o intuito da reunião foi, falar com a ministra sobre as garantias, para que a obra seja uma realidade. Aquilo que estava prometido, pelo ministro Capoulas Santos desde 2007, era que o Bloco Cuba e Vidigueira ia ser construído em 2021.  Já era para estar praticamente terminado, mas a verdade é que ainda não se iniciou”. O edil de Cuba salienta ainda que “no âmbito, daquilo que têm sido as preocupações manifestadas pelos municípios e também os encontros que temos tido com os agricultores e vitivinicultores desta área e com os deputados desta região, foram dadas garantias que a obra era prioritária no plano nacional de regadio. Foi aquilo que a ministra nos confirmou,  foi que o processo está concluído , o impacto ambiental foi aprovado e foi-nos dito que a partir de Outubro, vai ser apresentado o programa financeiro para a concretização da obra. Assim sendo, os municípios congratulam-se que efectivamente esta obra vai ser uma realidade”.

A construção deste Bloco de Rega, incluído na segunda parte do Plano Nacional de Regadio,  prevê um investimento da ordem dos 8,5 milhões de euros e vai beneficiar 1190 hectares.