A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Serpa vai inaugurar Museu do Cante

Escrito por em Agosto 8, 2021

Serpa, vai ter um novo espaço, dedicado exclusivamente ao Cante, nasceu em dois imóveis adquiridos pela autarquia, adjacentes ao edifício já existente. Dotado de um inovador espaço expositivo e interativo, o Centro Interpretativo do Cante, junta-se às valências já existentes, nomeadamente o Centro Documental Manuel Dias Nunes, a galeria de exposições, a loja e o auditório, transformando este equipamento cultural no Museu do Cante.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires adiantou à Planície que “a importância do nosso Museu do Cante será muita, na nossa perspectiva, porque como sabemos o município de Serpa é comunidade representativa, perante a Unesco do bem que é o Cante Alentejano”. E sublinha que “a abertura deste espaço, é certamente uma belíssima ferramenta neste trabalho contínuo que é a Salvaguarda do Património do Cante. Este museu irá juntar o que vinha de trás, das valências já existentes, o Centro Documental Manuel Dias Nunes, a galeria de exposições, a loja e o auditório, transformando este equipamento cultural no Museu do Cante”.

O novo Museu do Cante abre as suas portas ao público no dia 14 de Agosto. Está prevista uma cerimónia oficial, na Alcáçova do Castelo de Serpa, a ter início às 19.00 horas, que será apenas aberta a convidados, devido à limitação de espaços imposta pela pandemia.

Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, Paulo Lima, um dos responsáveis pela candidatura do Cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade, e Ana Paula Amendoeira, directora Regional de Cultura do Alentejo, serão os intervenientes, seguindo-se uma visita ao Museu do Cante e a inauguração da exposição “Fotógrafos do Cante”.

A construção do novo equipamento, cujo projecto de museografia tem a parceria da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, representa um investimento superior a 330 mil euros, cofinanciado pelo Feder, através do Alentejo 2020.