A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

DGS recomenda que espetáculos ao ar livre tenham lugares marcados e bilhetes

Escrito por em Agosto 8, 2021

Segundo a   orientação publicada pela Autoridade de Saúde para eventos culturais com mais de 1000 pessoas ao ar livre e 500 em recintos fechados é necessário apresentar teste negativo ou certificado digital.

Recomenda ainda que todos os espetáculos ao ar livre com público tenham lugares marcados e incluam a apresentação de um bilhete à entrada do recinto – mesmo no caso de espetáculos gratuitos. Esta orientação faz parte de uma atualização feita pela DGS.

As regras para este tipo de eventos também foram alteradas. Nas filas e nos espaços de circulação deverá ser cumprido um distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas que não vivam juntas, em vez dos 2 metros que vigoravam até agora. Além disso, o distanciamento passa a ser de 1,20 metros entre lugares marcados. Estes lugares devem ser sempre previamente identificados, seja com cadeiras seja através de marcação no chão, e os espectadores devem permanecer no mesmo local e utilizar sempre máscara.

Segundo o documento, os eventos com público “realizados fora de espaços ou estabelecimentos fixos de natureza artística devem ser precedidos de avaliação de risco pela Autoridade de Saúde territorialmente competente, em articulação com o organizador do evento, ouvindo as Forças de Segurança locais, para determinação da viabilidade e condições da sua realização”.