No Alentejo a produção de vinho deve crescer 5% na campanha 2021/22
Escrito por Rádio Planíce em Agosto 2, 2021
Segundo o Instituto da Vinha e do Vinho, (IVV), estima-se que a produção de vinho na campanha 2021/2022 atinja um volume de 6,5 milhões de hectolitros, o que se traduz num acréscimo de 1% relativamente à campanha 2020/2021.
O acréscimo global de produção, em relação à campanha anterior, é sustentado pela maioria das regiões vitivinícolas, destacando-se a região do Douro e Porto com o maior aumento de volume (+ 253 mil hectolitros) e a região das Terras de Cister, com o maior crescimento percentual (+35%).
É nas regiões dos Açores (-25%), do Minho (-15%) e de Lisboa (-15%), onde se antecipam as maiores quebras de produção, face à campanha anterior.
Apesar de alguma instabilidade meteorológica observada ao longo do ciclo vegetativo da cultura, no geral, as uvas apresentam um bom estado fitossanitário perspectivando-se a produção de vinhos de boa qualidade.
Na região do ALENTEJO estima-se que a produção de vinho aumente 5%. As temperaturas registadas são as ideais para um bom desenvolvimento vegetativo. As vinhas apresentam-se em bom estado sanitário, não havendo registo de impactos substanciais de pragas e/ou doenças.
Na generalidade apesar da estimativa de maior produção é esperado uvas de boa qualidade.