A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Observatório do Baixo Alentejo – Plataforma de desenvolvimento estratégico

Escrito por em Julho 27, 2021

O Observatório do Baixo Alentejo (OBA) e o Corredor do Sudoeste Ibérico (CSI) de Badajoz, reuniram-se em Beja para debater as necessidades regionais e as estratégias de desenvolvimento dos territórios, criando soluções em rede que potenciem todo o Sudoeste Ibérico, nomeadamente nas acessibilidades e infraestruturas.

O presidente do Observatório, Jorge Barnabé, referiu que este encontro vem “em consequência de um conjunto de reuniões e conversas, que temos tido com o Corredor do Sudoeste Ibérico, que é uma organização semelhante ao OBA, que actua na Extremadura espanhola”.

E acrescenta que esta reunião teve o propósito de “abordarmos um conjunto de situações, que tem a ver com as acessibilidades, com as infraestruturas pensadas para o nosso território e para a Andaluzia e Extremadura”.

E sublinhou que “temos vindo a defender, desde a nossa criação, a importância de fortalecer o desenvolvimento comum, de uma supra região que é o Sudoeste Ibérico. Nesse sentido, concluímos que era muito importante desenvolver e criar uma plataforma que juntasse numa linguagem comum, uma estratégia, também ela comum, que fortaleça a influência e o lobby que é necessário fazer para defender a longo prazo, (30/40 anos), o que deve ser o futuro destes territórios”

Neste sentido quer o OBA que o CSI diligenciarão nos próximos meses a criação formal desta plataforma, agregando propostas, soluções e estratégias que reflictam um pensamento sobre a supra região do Sudoeste Ibérico para os próximos 30 anos.