A tocar

Title

Artist

No ar

Mar Azul

22:00 23:59

No ar

Mar Azul

22:00 23:59

Background

Covid-19 – Concelho de Moura sem falta de vacinas

Escrito por em Julho 26, 2021

Henrique Gouveia e Melo, o coordenador do plano nacional de vacinação, foi ouvido, no Parlamento, onde referiu que teve a “má notícia” de que, em Agosto, “quando estavam previstas chegar 600 mil vacinas da Janssen, devem chegar cerca de 200 mil”, ou seja, menos 400 mil doses do que o previsto.

O Ministério da Saúde está “a tentar compensar estas quebras” com “aquisições” de vacinas a outros países ou “antecipar vacinas do quarto trimestre para o terceiro trimestre”.

No concelho de Moura, não tem faltado vacinas, como disse à Planície, Célia Geadas, enfermeira do Centro de Saúde de Moura. “nós não verificamos que haja falta de vacinas” referiu acrescentando que “temos estado essencialmente na última semana a fazer segundas doses e também as primeiras aos recuperados de covid 19, com a Johnson & Johnson e a Moderna, que nos forneceram muitas vacinas”.

A profissional de saúde sublinhou que “as pessoas que estiveram infectadas, só fazem uma dose, o que equivale a dizer que temos mais pessoas com a vacinação completa”. Sobre atrasos nas inoculações, refere que “aqui neste momento não se nota. Já estamos a chamar utentes com 25 anos e os miúdos que vão para ERASMUS, que estão devidamente identificados na nossa sala de vacinação. Não se sente realmente falta de vacinas”.

O responsável da Task Force, Gouveia e Melo, referiu esperar ter 70% da população vacinada com uma dose entre 8 e 15 de Agosto e com a vacinação completa entre 5 e 12 de Setembro