A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Primeiros resultados dos Censos 2021 são divulgados dia 28 de Julho

Escrito por em Julho 23, 2021

Segundo informação do Instituto Nacional de Estatística, (INE), no próximo dia 28 de Julho serão divulgados, os primeiros resultados do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, uma operação que contou com 99,3% das respostas da população através de canais digitais.

Recordamos que a fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre os dias de 5 de Abril e 31 de Maio e contou com a participação da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos apenas 6 semanas depois da data do momento censitário (dia 19 de Abril). Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

O INE em nota de imprensa enviada à nossa redacção salienta que “a resposta expressiva pela Internet contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da COVID-19”. E acrescenta que “realça-se que apesar do contexto pandémico e da elevada complexidade de todo o processo, o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos, o qual, por sua vez, resultou do enorme empenho de todos os que apoiaram, divulgaram e participaram nestes Censos 2021”.

Os resultados dos Censos 2021 que o INE apresentará no dia 28 de Julho têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida.

A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o 4º trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar em Fevereiro do próximo ano.