João Acabado é o candidato à Amareleja pela coligação “Consigo, Moura Consegue!”
Escrito por Rádio Planíce em Julho 22, 2021
A coligação de direita “Consigo, Moura Consegue!”, em nota de imprensa, apresentou, no final desta tarde, o candidato à Junta de Freguesia de Amareleja. João Santana Fialho Acabado, 68 anos de idade, natural desta freguesia foi o nome escolhido.
Foi durante vários anos professor de Educação Física, leccionando no Liceu Nacional Padre António Vieira, em Lisboa, na Escola Secundária de Moura e na Escola Básica Integrada de Barrancos.
Trabalhou na Direcção Geral de Desportos, na Delegação de Beja, como Coordenador e Técnico Desportivo de Atletismo e de outras modalidades.
Além disso foi treinador e Director Técnico Regional do Sul, da Federação Portuguesa de Halterofilia até 1983. Formador nas áreas de Gestão Cinegética, de Apicultura e de Agricultura.
Tem formação de dois anos pela Universidade Aberta no Curso de Gestão Cinegética e do Espaço Rural. Curso de Jovem Agricultor, actividade que exerceu vários anos.
Actualmente está reformado e dedica-se à área do imobiliário.
O candidato deu a conhecer, na nota de informação enviada, que “desde muito jovem, é um apaixonado pelo Alentejo e pela Natureza, adorando a vida ao ar livre. É praticante de caça, caça-submarina e pesca. Em 1973 exilou-se na Suécia, vivendo na cidade universitária de Uppsala. Após o 25 de Abril de 1974, regressou a Portugal”
João Acabado tornou-se militante do PPD/PSD há várias décadas, tendo desempenhado os cargos de Presidente da Comissão Política de Secção de Moura, candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Barrancos, candidato à Junta de Freguesia de Amareleja num Movimento Independente, tendo sido eleito para a Assembleia da referida Freguesia e actualmente é Vice-Presidente da Mesa da Assembleia de Secção de Moura do PSD.
Apresenta-se a estas eleições autárquicas “para resolver os problemas da vila de Amareleja e dos seus habitantes. É um homem de convicções, e o que pretende com esta candidatura é melhorar as condições de vida dos seus conterrâneos Amarelejenses”. Refere a nota de imprensa da coligação “Consigo, Moura Consegue!”.