A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

NASA aprova projecto da Universidade de Évora de prevenção de fogos

Escrito por em Julho 17, 2021

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) aprovou recentemente, um projecto da Universidade de Évora, que pretende mapear os combustíveis florestais e obter cartografia para apoiar o planeamento e a gestão das actividades de prevenção dos incêndios florestais.

O projecto, liderado por Sérgio Godinho, investigador do Laboratório de Detecção Remota (EarsLab) do Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora (UÉ), pretende, com recurso a detecção remota, desenvolver métodos inovadores para mapear os combustíveis florestais e obter cartografia essencial para apoiar o planeamento e a gestão das actividades de prevenção e supressão dos incêndios florestais.

Segundo a UÉ, testar e combinar um conjunto de metodologias que permitam traduzir o sinal laser emitido e registado pelo satélite ICESat-2 em informação quantitativa, obtendo dados precisos sobre a estrutura e quantidade da vegetação existente na superfície da Terra é o objectivo do projecto desenvolvido no âmbito do programa “ICESat-2 Applied Users Program” da NASA.

Este satélite da NASA, lançado em 2018, dispõe de tecnologia de ponta que permite criar um retracto global tridimensional do nosso planeta. A orbitar a quase 500 km, o ICESat-2 possibilita o mapeamento com extrema precisão do nosso planeta e das características do território, o que permite aos cientistas, através dos dados obtidos, acompanhar as mudanças no terreno, incluindo o degelo dos glaciares, a subida do nível dos mares ou alterações na vegetação.