A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Hoje comemora-se o Dia de Nª Srª do Carmo, Padroeira de Moura

Escrito por em Julho 16, 2021

Hoje, 16 de Julho, é o dia de Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado a Maria, Mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas.

Segundo o Cardeal Piazza “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.

Desde o século XII, a devoção popular a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário, que originalmente é dois pedaços de tecido ligados por finas fitas que os fiéis leigos carregam em seus ombros, é um resumo da devoção maior do Escapulário marrom como uma veste ´hábito’ usado por Religiosos Monges(as) Carmelitas, é também um sacramental associado às promessas de ajuda feitas por Maria para a salvação do devoto portador.

Francisco Alvarinho da Ordem Terceira do Carmo de Moura referiu à Planície a importância desta tradição para a cidade de Moura “Quanto à tradição mourense de venerar Nossa Senhora do Carmo, ela remonta à fundação do Convento do Carmo, em 1251, no reinado de D. Afonso III e à radicação, na nossa terra de gerações de Carmelitas que naturalmente foram impregnando no coração das gentes de Moura esta adoração à Mãe Santíssima do Carmo”.

“Não se explica, sente-se, vive-se e partilha-se, longe ou perto, com ou sem saúde, em família, entre amigos, mesmo com obstáculos da pandemia, unidos com os festeiros”. Refere à Planície o representante da Ordem Terceira do Carmo.