A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Iniciam hoje as actividades religiosas da Festa de Moura 2021

Escrito por em Julho 15, 2021

Inicia hoje a parte religiosa da Festa de Moura, em Honra de Nossa Senhora do Carmo, que infelizmente, com a continuação da situação de pandemia, este ano as actividades voltam a estar condicionadas com as regras da Direcção Geral de Saúde.

O padre da Paróquia de Moura, José Manuel Guerreiro, avançou à Planície que “mais uma vez estamos condicionados pela pandemia, e com as restrições que todos nós conhecemos devido a essa situação”.

“Os moldes da Festa de Moura, deste ano, serão idênticos aquilo que se passou no ano transacto. As celebrações religiosas existirão todas, mas a dobrar, assim propulsionando às pessoas de irem às mesmas, mas em segurança, e respeitando as regras definidas”. Referiu o pároco.

“Na sexta-feira, sábado e domingo haverá sempre duas celebrações. Quanto às procissões apenas faremos a de domingo, com a santa a ser transportada por uma viatura, como o ano passado, e com o mesmo percurso”. Disse o padre José Guerreiro.

“Quanto aos destaques, à semelhança daquilo que foi feito na festa de 2020, quero salientar a noite de hoje onde será feito, novamente, o Manto de Luz, para iluminar o manto de Nossa Senhora do Carmo. Vamos tentar colocar duas mil velas, como aconteceu no ano transacto, simbolizando todos aqueles que têm devoção à padroeira de Moura”. Finalizou o pároco José Manuel.

Estas celebrações religiosas podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

O presidente da Associação Cultural em Honra de Nossa Senhora do Carmo 2019-2021 João Cortez afirmou à Planície que “Tentámos tudo e mais alguma coisa, mas não foi possível realizar a festa deste ano”.

“Falámos com a Protecção Civil e com a Câmara Municipal de Moura para ver as condições mínimas para se realizar algo, por exemplo no Castelo ou no Parque de Feiras, com um número reduzido de pessoas, mas acabava por ser ingrato para quem não podia assistir aos festejos. Nós queríamos fazer uma festa e não arranjar problemas com as pessoas que não conseguissem ingressar nos eventos”.

A finalizar o elemento da comissão diz que “vamos oferecer neste fim-de-semana, e para marcar a data, a iluminação das ruas e o lançamento do fogo-de-artifício, este sábado, a partir da meia noite”.