A tocar

Title

Artist

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

No ar

Pela Manhã

09:00 09:59

Background

Instalação de desfibrilhadores em vários locais de Moura

Escrito por em Julho 13, 2021

Iniciou hoje a primeira fase de instalação de desfibrilhadores em vários locais do concelho de Moura, inserida no Programa DAE Express.

Segundo o presidente da autarquia de Moura, Álvaro Azedo, trata-se de um programa que “consiste em disponibilizar, num determinado local, desfibrilhadores automáticos externos. No âmbito do programa DAE Express, nesta primeira fase está contemplada a instalação de três desfibrilhadores em Moura, dos quais um na Piscina Municipal e um no Pavilhão Gimnodesportivo, estes dois já instalados, e um outro na Praça Sacadura Cabral, que será instalado no decorrer da próxima semana”.

A mesma informação salienta que actualmente há cerca de “50 operacionais” no concelho de Moura “capacitados a manobrar os desfibrilhadores agora instalados”.

O  Coordenador Municipal da Protecção Civil, Diogo Saraiva referiu à Planície que “este programa, serve sobretudo, para colocar ao dispor da população uma medida preventiva”. E acrescentou que “é importante cada vez mais apostarmos nestas medidas. Esta permite ao cidadão poder actuar, o mais rapidamente possível, numa situação em que identifica uma paragem cardio respiratória  o que leva a um aumento das taxas de sobrevivência”.

Este projecto, de forma autónoma, também está a ser desenvolvido em todas as freguesias pelas respetivas Juntas.