A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Enfermeiros do Alentejo exaustos com a vacinação – SEP

Escrito por em Julho 12, 2021

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) alertou para a exaustão em que se encontram os profissionais que estão a assegurar a vacinação contra a covid-19, o que poderá colocar em causa o ritmo do processo.

“Caso esta situação se mantenha, os enfermeiros não poderão manter o nível de vacinação até aqui conseguido e responsabilizam o Governo pelas consequências que daí decorram”, adiantou o sindicato, que exigiu a contratação de mais profissionais para responder ao acréscimo de trabalho.

Celso Silva do SEP do Alentejo referiu à Planície que “a situação no Alentejo, está também como em todo o País. Isto é, os colegas que estão na vacinação estão de facto, exaustos. Tem tido um trabalho muito exigente e isto significa que as pessoas estão a fazer um esforço enorme e querem de facto resolver este Plano de Vacinação e vacinar rapidamente toda a população”.

Segundo o SEP, o aumento do ritmo da vacinação contra a covid-19 “veio exigir ainda mais dos enfermeiros” que estão a trabalhar “12 a 14 horas diárias”, sem que houvesse a “necessária e urgente contratação”, o que tem levado também a um agravamento da situação da actividade assistencial dos cuidados de saúde primários.

Celso Silva salienta que uma das soluções seria contratar os recém licenciados para colmatar a falta de profissionais, que são necessários para cumprir o aumento de pessoas a vacinar nos Centros.