A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Moura participa hoje no seminário sobre Património Cultural e Imaterial no Alentejo

Escrito por em Julho 9, 2021

A Câmara Municipal de Moura vai participar no seminário “O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono”, com a comunicação: “Pensar o intangível, o projecto de preservação do património imaterial do Museu Municipal de Moura”.

A participação do Município estará incluída no painel 2, intitulado “Museus e o Património Cultural Imaterial no Alentejo” e evidenciará a importância da preservação e divulgação do Património Cultural e Imaterial do Concelho de Moura e a relevância da estreita colaboração da comunidade local para o seu desenvolvimento, como referiu à Planície a vereadora da autarquia mourense, Lurdes Balola.

“Moura foi convidada para estar neste seminário e é com muito gosto que apresentamos o projecto que temos desenvolvido no concelho” sublinhou a vereadora. E acrescentou que “este projecto honra a cultura e o imaterial de toda esta região de Moura e queremos que tenha esta projecção, porque o mesmo tem sido desenvolvido pela equipa do Património e Museus e tem envolvido a comunidade de uma forma muito próxima”.

“A comunidade tem dado os seus contributos no que se refere às rezas e mezinhas, profissões que já se extinguiram no nosso concelho e sobre as quais podemos dar um testemunho”. Disse a autarca.

Salientando ainda que “neste sentido é importante que estejamos presentes para podermos dar a conhecer este trabalho, a toda a comunidade interessada, nestas áreas e neste tipo de temáticas”.

O evento realiza-se nos dias 9 e 10 de Julho, no Auditório do Centro UNESCO, em Beja, no âmbito da cooperação entre a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios da Universidade de Évora, o Observatório de Museus e Património Cultural Imaterial do Alentejo e o CIDEHUS.