A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Bombeiros preparados para a subida da temperatura no Distrito de Beja

Escrito por em Julho 7, 2021

Com o aumento das temperaturas, esperando-se este fim de semana mais de 40ºC, podendo mesmo serem atingidos os 47º no interior do Baixo Alentejo, coloca-se a questão dos incêndios florestais e rurais. Para além do aumento do calor, há também que ter em conta, as limpezas dos terrenos, que em muitos locais ainda não estão completamente realizadas.

O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja, Domingos Fabela disse à Planície que esta subida dos valores do tempo “traz-nos acréscimos em termos de preocupação. É uma consequência natural e o perigo e a possibilidade de haver um incêndio florestal ou rural é mais que previsão”.

Em relação às corporações de Bombeiros adiantou que “temos uma organização distrital, em termos actuais, que nos permite dar uma resposta efectiva de forma a minorar situações que venham a ocorrer e evitar em primeiro lugar perdas humanas”. E acrescentou que “vamos ver como vai correr, sendo certo que, tem havido ultimamente uma articulação muito grande entre o Comando Distrital e as Associações de Bombeiros do distrito, assim, penso que estamos organizados de uma forma que nos permite dar uma resposta imediata”.

No que se refere às zonas mais críticas o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja sublinhou que “há zonas mais críticas, todos nós sabemos quais são, Odemira, Ourique, a própria zona de Moura, Vidigueira e a zona serrana de Serpa e Mértola. Mas estamos em condições de dar uma resposta rápida e eficaz”.

Para Domingos Fabela, a limpeza dos terrenos é extremamente importante, no entanto apesar de ser obrigatória, muita gente não as realiza.