A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Foi criado um flutuador com cortiça para parque solar no Alqueva

Escrito por em Julho 6, 2021

A EDP, a Corticeira Amorim e a Isigenere, criaram um inovador flutuador com cortiça para o parque solar no Alqueva. A nova solução foi desenvolvida para os mais de 11 mil painéis e 25 mil flutuadores que compõem a estrutura do futuro parque solar cuja instalação irá decorrer durante o verão.

A EDP acredita que, com esta combinação mais sustentável, o projecto solar flutuante poderá alcançar uma redução de, pelo menos, 30% da pegada de CO2.

A EDP lançou o desafio: criar um flutuador mais sustentável para os mais de 11 mil painéis e 25 mil flutuadores que compõem a estrutura do futuro parque solar flutuante na albufeira do Alqueva. Após um intenso trabalho de colaboração com a Corticeira Amorim e o fabricante espanhol Isigenere, ao longo de mais de 12 meses, foi possível desenvolver um material inovador, tendo por base um novo compósito de cortiça, e que será testado pela primeira vez num projecto de produção de energia renovável.

Esta nova solução combina cortiça – uma matéria-prima 100% natural, reciclável e biocompatível – com polímeros reciclados.