Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Eleitos da CDU votam contra as contas da Câmara Municipal de Moura

Escrito por em Julho 6, 2021

A CDU de Moura, em nota de imprensa enviada à nossa redacção, destaca alguns posicionamentos em relação à sessão da Assembleia Municipal de Moura, que se realizou na passada semana.

No documento, os comunistas sublinham que “a CDU votou favoravelmente uma proposta de alteração ao mapa de pessoal de forma a acomodar alterações que se prendem com a atribuição do subsídio de penosidade a algumas categorias profissionais, e pelo qual, tantas vezes, a CDU e os seus eleitos batalharam”.

E adiantam que votaram favoravelmente também “a manutenção de competências no âmbito de intervenção da câmara municipal – nomeadamente de espaços verdes relevantes – no decurso do processo de transferência de competências para as juntas de freguesia”.

Em relação aos votos contra da Coligação, João Ramos, eleito da CDU, disse à Planície que “nas matérias em que votamos contra, destacamos, a alteração de documentos estratégicos para actividade municipal e para a vida das populações – designadamente a Carta Educativa de Moura e a Estratégia Local de Habitação (no mesmo sentido que havia já sido o voto dos vereadores da CDU em reunião de câmara relativo à Carta Desportiva do Concelho)”.

Salientando que “são instrumentos estratégicos, importantes na opção política dos executivos, não faz sentido alterá-los, no final do mandato, a 3 meses das eleições. Isto significa arrogância política”.

João Ramos disse que o assunto que maior discussão suscitou “prendeu-se com as contas da Câmara Municipal relativas ao ano de 2020, que mereceram o voto contra da CDU. Reflectindo a opção política da gestão do PS na câmara, as contas são o reflexo da reduzida actividade municipal, cuja responsabilidade, ao longo do mandato, foi sendo, sucessivamente, atribuída a outros que não os responsáveis pela gestão da câmara desde 2017. Na verdade, o grosso do investimento que tem acontecido neste mandato, no concelho de Moura, foi decidido, projectado e teve financiamento garantido pelos executivos da CDU”.

O eleito da CDU destacou ainda “a forma como se faz política na Assembleia Municipal de Moura. É recorrente, que o Presidente da Câmara e os vereadores achincalhem aquilo que são as questões que a CDU coloca. Isso voltou a acontecer nesta assembleia, fazendo graçolas em torno daquilo que é questionado e achincalhando aquilo que é o debate político”.

E acrescenta que “nós não nos revemos nesta posição. Entendemos que o debate político exige uma certa elevação e há pessoas que ainda não a conseguem. Isto é um desrespeito pelo órgão Assembleia Municipal e pelos cidadãos que no fundo a Assembleia representa”.

Os eleitos da CDU lamentam que na Assembleia Municipal de Moura não se possa fazer uma verdadeira discussão política dos problemas do nosso município.