A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Serviço de urgência do hospital de Serpa volta a encerrar

Escrito por em Julho 5, 2021

Segundo comunicado da Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Concelho de Serpa “recebeu do Conselho de Administração do Hospital de S. Paulo a informação que durante o mês de Julho o serviço de urgência verá a sua porta encerrada, previsivelmente, durante 7 noites”.

“Situação que consideramos inaceitável em primeira linha porque se trata de um serviço de proximidade que tem de forma obrigatória estar funcional durante 24 horas 7 dias por semana, em segundo pela situação sanitária que o país atravessa”. Refere a informação da Comissão de Utentes.

“Já há um mês verificamos a fragilidade deste serviço e denunciamos a preocupação que nos gerava a situação, exigimos que sejam criadas condições dentro do Serviço Nacional de Saúde para que seja garantida a continuidade em permanência dos serviços em causa”. Pode ler-se no comunicado.

Esta comissão diz ainda que “Este serviço funciona há anos neste hospital e a verdade é que no tempo da gestão pública não recordamos qualquer episódio deste género. No último ano sob a alçada desta administração vai sendo recorrente o fecho momentâneo da urgência. Consideramos que devem ser encontradas soluções rapidamente para que não volte a acontecer, o Serviço Nacional de Saúde não pode parar e em última instância deve o governo através do Ministério da Saúde garantir o funcionamento da urgência no limite assumindo a gestão direta da mesma por meio dos serviços competentes para isso”.

“Não está em causa o empenho da instituição que gere o hospital que fará com toda a certeza o melhor trabalho, mas estão a vista as dificuldades para manter um serviço de urgência universal e permanente. Todas as entidades responsáveis têm que ser chamadas a neste momento difícil arranjar uma solução que vá de encontro a bem-estar das populações”. Finaliza este comunicado.