A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Terminou hoje a tradição do “Jordão” na vila de Pias

Escrito por em Junho 29, 2021

A tradição do “Jordão”, na vila de Pias, realizou-se este ano de 23 a 29 de Junho. Esta iniciativa em 2021 teve o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias como entidade organizadora.

O evento, devido a situação de pandemia e às regras da Direcção Geral de Saúde, foi realizado num atrelado que ficou estacionado entre o jardim de São João e São. Pedro. Na noite de São João o “Jordão circulou pelas ruas da vila.

A porta voz do Grupo Coral Ceifeiras de Pias, Mariana Cristina, avançou à Planície que “o grupo tem por hábito, desde que tem sede própria, fazer o «Jordão», já que é uma tradição única no país. Não temos a ideia de quantos anos tem esta tradição, mas está enraizada na comunidade de Pias”.

Mariana Cristina diz que “O «Jordão» tem cante próprio, é um cante específico, e foi uma das razões pelas quais as ceifeiras decidiram agarrar esta tarefa, porque era uma tradição que se estava a perder”. O elemento do grupo disse ainda que “este foi um ano muito atípico para toda agente, e nós decidimos que não podíamos deixar a tradição acabar. Foi num atrelado que fizemos o «Jordão», e estacionámo-lo no meio do jardim da vila para as pessoas o poderem ver. De referir que na noite de São João levámos o «Jordão» de rua em rua, para que a população o pudesse ver, foi, sem dúvidas, um momento absolutamente emocionante”.

Assim, apesar da situação de contenção, devido à Covid-19, a tradição manteve-se e a população de Pias agradeceu.