A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Apoio ao Cuidador – Iniciam hoje as primeiras iniciativas em Moura

Escrito por em Junho 29, 2021

Hoje, dia 29 de Junho, dão inicio as primeiras sessões da medida da Câmara Municipal de Moura Apoio ao Cuidador “Cuidar de quem Cuida”.

Apoio individual, às 10:00, e Grupo de Ajuda Mútua, às 21:00, são as atividades que irão decorrer hoje.

A autarquia de Moura recorda em nota de imprensa que “O projeto Apoio ao Cuidador “Cuidar de quem Cuida” é uma medida que tem como objetivos a valorização e reconhecimento do papel do cuidador formal e informal ao nível da coesão social, saúde e bem-estar da comunidade; a promoção da valorização dos cuidadores em diferentes áreas temáticas; incentivar a comunicação entre os cuidadores formais e informais e a partilha de experiências; prestar apoio psicológico, individual e/ou em grupo a cuidadores formais e informais; estimular a criação de respostas de descanso para os cuidadores informais”.

A vereadora da autarquia mourense, Lurdes Balola, disse à Planície que “nós sabemos que Portugal é um dos países da Europa que mais cuida dos seus. As famílias gostam de ter os seus idosos consigo. Nesse sentido, a Câmara Municipal pensou em criar esta medida para dar apoio quer aos cuidadores informais, que são os que tem os familiares nas suas casas; quer aos formais, que são aquelas pessoas que fazem do cuidar dos outros o seu emprego diário”.

A autarca acrescentou que este trabalho de ser cuidador “é um esforço muito grande. Reconhecemos que não é fácil e disponibilizamos os préstimos da psicóloga do Município, Sofia Melo, que de uma forma muito empenhada está a estruturar um conjunto de medidas para apoiar todos aqueles que cuidam dos outros”.

A realização destas sessões insere-se no plano de actuação do projecto, nomeadamente, ao nível do apoio psicológico.

Os contactos da medida de Apoio ao Cuidador “Cuidar de quem Cuida” são os seguintes:

telemóvel LINHA CUIDAR – 963 986 686 e correio eletrónico psicologia@cm-moura.pt.

Moura, 25 de junho de 202