Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Festival BA inicia hoje espetáculos no Baixo-Alentejo

Escrito por em Junho 26, 2021

O Festival BA envolvendo um conjunto alargado de profissionais da cultura do Baixo Alentejo, vai iniciar este sábado espetáculos itinerantes que percorrerão os 13 Municípios que integram a CIMBAL, com destaque para expressões artísticas como o teatro, a dança, a música e o Cante.

Esta iniciativa visa, assim, a dinamização e o desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território.

Da programação da semana hoje, dia 26 de Junho será possível assistir, no Município de Ourique, ao espetáculo de música com José Diogo Bento e Convidados, pelas 21H30 em Aldeia de Palheiros (Largo da Igreja) e em Serpa ao espetáculo de dança “Óbice”, pela companhia de dança CADAC, pelas 21H30 no jardim da Biblioteca Municipal.

A 28 de Junho, Ourique apresenta José Diogo Bento e Convidados, pelas 21H30 em Santana da Serra (Largo da Junta de Freguesia) e em Castro Verde será possível assistir ao espetáculo musical de Virgem Suta, pelas 21H30 no Parque da Liberdade.

Também no Parque da Liberdade, Castro Verde apresenta, a 29 de Junho, Pedro Mestre, em espetáculo musical, pelas 21H30.

A 30 de Junho é o Município de Aljustrel quem recebe a atuação de Virgem Suta, pelas 22H no Cine-Oriental, seguindo-se nova atuação no Município de Serpa, a 1 de Junho, pelas 21H30 em Santa Iria, junto ao Centro Cultural.

Também no Município de Serpa, a 2 de Julho, Paulo Ribeiro sobe ao palco, pelas 21H30 junto ao Centro Cultural de Vales Mortos, enquanto o Município da Vidigueira recebe o espetáculo de dança “Óbice”, da companhia de dança CADAC, pelas 21H30 no Largo das Festas em Alcaria da Serra. Ainda a 2 de Julho, José Diogo Bento e Convidados atuam pelas 21H30 no espaço exterior da antiga escola primária em Grandaços, no Município de Ourique.

A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço, de acordo com as normas vigentes e indicações da DGS.

Recordamos que esta iniciativa é no âmbito da candidatura “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo”, submetida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, ao ALENTEJO 2020, à prioridade de investimento “Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural, cofinanciado pelo FEDER à taxa de 100%, a CIMBAL numa parceria alargada que integra os 13 Municípios, promove o Festival BA.

O festival assume-se como uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade cultural, em contexto de pandemia Covid-19.

Envolvendo um conjunto alargado de profissionais da cultura do Baixo Alentejo, os espetáculos itinerantes percorrerão os 13 Municípios que integram a CIMBAL, “com destaque para expressões artísticas como o teatro, a dança, a música e o Cante. O Festival BA visa, assim, a dinamização e o desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território”. Segundo comunicado da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.