A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Conferência com Hermenegildo Fernandes, hoje em Beja

Escrito por em Junho 24, 2021

Hoje está marcada, pelas 21 horas, no Núcleo Arqueológico da Rua do Sembrano, em Beja, a conferência “Depois da conquista: Beja e o seu território durante a Idade Média”, pelo historiador Hermenegildo Fernandes, actual director da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

“Depois de um longo período sem ocupação, o repovoamento promovido por Afonso III em meados do século XIII devolve a Beja alguma da sua antiga centralidade. É nesse período que se definem alguns dos motivos condutores que percorrem a vida da cidade na Idade Média: A relação próxima com a Coroa que se irá depois exprimir na construção da torre de menagem do castelo, para desembocar na criação do ducado de Beja; O favorecimento de uma elite de cavaleiros; A estreita articulação com o grande e desigualmente produtivo território; A relação monogâmica com os franciscanos que presidirá à formação da rede conventual”.

São temas de destaque nesta iniciativa, de participação gratuita, e que está integrada no ciclo “Sob a Terra e as águas, porque há sempre novas histórias para contar”, promovido pela EDIA em parceria com a Câmara Municipal de Beja e Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja.

Este ciclo de conferências resulta dos trabalhos de arqueologia promovidos durante a construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.