A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Inaugurada hoje, no Alentejo, a primeira fábrica de processamento de nozes

Escrito por em Junho 18, 2021

A agroindustrial Sogepoc inaugura, hoje em S. Manços, no concelho de Évora, a primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal, num investimento de 6,2 milhões de euros e com capacidade de 4.000 toneladas, anunciou a empresa.

O projecto será inaugurado pelos ministros da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Trata-se da terceira fase de um projecto que abrange uma área de 647 hectares (477 hectares de nogueiras e 170 hectares de amendoeiras) em São Manços (Évora) e em Veiros (Estremoz) e que segundo a empresa, “incentivará fortemente o crescimento da produção de nozes” no país.

A fábrica terá capacidade para processar “não só a produção do Grupo Sogepoc, mas também a de terceiros”, que passam “a ter soluções de processamento e para o crescimento do sector no país”.

A linha de processamento vai permitir, entre outros, o “descasque de nozes e a produção de produtos derivados inovadores, como o óleo de noz ou leite de noz”.

É, também, um projecto com um “enquadramento fortemente exportador” e com “impacto relevante na economia local” ao nível da criação de cerca de 80 empregos directos e indirectos, além do impacto no “ecossistema empresarial” da região. A “sustentabilidade e eficiência energética”, bem como a “inovação de produto e tecnológica” são outros aspectos destacados pela Sogepoc.