A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

“O desenvolvimento rural não pode ser um parente pobre” Pedro do Carmo

Escrito por em Junho 17, 2021

Com a participação de deputados nacionais, membros do Parlamento Europeu, a Ministra da Coesão Territorial, a Ministra da Agricultura e os Comissários Europeus da Coesão e Reformas e da Agricultura, decorreu no passado dia 16 de Junho, os trabalhos da Conferência Interparlamentar sobre desenvolvimento rural, agricultura e coesão territorial na União Europeia, na Assembleia da República, numa organização da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, presidida pelo Deputado Pedro do Carmo.

O eleito do PS por Beja, referiu à Planície que a preocupação nesta conferência “foi de que tem que haver uma aposta clara para o desenvolvimento do Mundo Rural”.

Pedro do Carmo acrescentou que “a Política Agrícola Comum, (PAC), tem que se adaptar, tem que ter investimentos estruturantes para potenciar toda a economia local e regional”. E sublinha que “o desenvolvimento rural não pode ser um parente pobre, é essencial para a coesão do País e claramente isso ficou assente de que ninguém pode ficar para trás, tem que haver um olhar diferente para o desenvolvimento rural. Isso foi uma nota que foi conseguida”.

Já antes tinha sido sublinhada a importância de Alqueva como projecto que conjuga o desenvolvimento rural, a coesão territorial e as políticas agrícolas. A iniciativa contou ainda com uma prova gastronómica de presuntos DOP Alentejo, Barrancos e IGP Santana da Serra.

A iniciativa presencial e digital foi encerrada pelo Cante Alentejano, expressão maior do Mundo Rural português, Património da Humanidade da UNESCO.