A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Moura – Aprovadas estratégias para a educação, habitação e desporto no concelho

Escrito por em Junho 17, 2021

A Câmara Municipal de Moura aprovou no passado dia 16 de Junho, a Carta Educativa de Moura para o período 2021-2025. Trata-se de uma ferramenta de estruturação da acção, visando a melhoria contínua do sistema educativo local, entendido numa perspectiva integrada do território e não confinado ao espaço escola, reconhecendo-se a multiplicidade de inputs económico-sociais, experiências informais e participação alargada.

Também na última quarta-feira foi aprovada a Carta Desportiva do concelho, um instrumento de trabalho com um carácter dinâmico capaz de enquadrar o maior número de variáveis de cariz desportivo que possam ser consideradas no âmbito do município. A Carta Desportiva do concelho de Moura é vista como um instrumento determinante para uma reflexão em torno da procura necessária de factores sobre a realidade desportiva concelhia, assim como para alicerçar a resposta a questões do desporto num processo de conhecimento contextual.

A vereadora da autarquia mourense, Lurdes Balola, sublinhou que “está precisamente na altura de pegarmos nestes documentos, uns porque foram renovados outros porque foram criados de raiz”. E acrescentou que “o importante seria nós termos agora um período em que depois do levantamento da realidade do nosso território, pudermos realmente conhecer aquilo que temos de bom e de mau”. Adiantando que é necessário traçar uma estratégia “muito criteriosa para que durante os próximos anos, possa haver uma acção estruturante ao nível destas 3 áreas fundamentais para nós:  a educação, a habitação e o desporto, como uma área que também nos preocupa, tendo em conta a forma sedentária como a população se posiciona face ao exercício”.

A vereadora diz ainda que “tendo este concelho uma grande aposta no associativismo, era para nós importante, percebermos que caminho e que direcção, a autarquia pode tomar. Estes documentos têm que ser o reflexo das verdadeiras necessidades e, para isso envolvemos os técnicos do município, foram eles que fizeram este levantamento e por outro lado, termos a possibilidade de encarar as necessidades como verdadeiros caminhos para encontrar respostas”.

Na reunião de Câmara, foi igualmente aprovada a Estratégia Local de Habitação 2021/2031, bem como o Plano Local de Habitação para o período 2021-2026. Esta Estratégia constitui-se como enquadramento e suporte para uma candidatura ao programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação e surge no âmbito da inclusão, solidariedade e promoção de programas e medidas de inclusão social e apoios dirigidos à população mais desfavorecida.