A tocar

Title

Artist

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

No ar

Caprichos da Noite

00:00 05:59

Background

Base Aérea de Beja inicia hoje o maior exercício de helicópteros militares da Europa

Escrito por em Junho 16, 2021

O Exercício com 1500 militares e 26 meios aéreos na Base Aérea de Beja. Organizado pela Força Aérea o exercício militar europeu multinacional “Hot Blade 2021” vai ter lugar, de 16 a 30 de Junho, na Base Aérea N.º 11, em Beja, no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA).

Este exercicio conta com a participação de cerca de 1500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda com controladores aéreos da Bélgica e observadores da Eslováquia, Itália e Sérvia.

O objectivo geral do exercício “passa por aumentar a interoperabilidade de operações entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, tácticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito atuais e missões de apoio humanitário.” Disse em comunicado a Força Aérea Portuguesa,

O Coronel Manuel Costa, porta voz da FAP explicou à Planície que “o Hot Blade é um exercício, que está a ser organizado pela FAP em conjunto com a Agência Europeia da Defesa. Tem a ver com a parte relacionada com os helicópteros e basicamente são esses os meios, que o objectivo pretende expor os participantes, num ambiente um pouco complexo”.

E acrescentou que é nesse ambiente que “podem treinar tácticas e técnicas e assim prepararem as missões nos actuais teatros de operações, nomeadamente no que tem a ver com o apoio militar”.

Em relação ao evento que se vai realizar na Base Aérea de Beja, o Porta Voz da Força Aérea Portuguesa adiantou que “marcam presença cerca de 1500 militares e 26 aeronaves de países como Portugal, Holanda, Áustria e Eslovénia e ainda com outros países que irão enviar observadores”.

Estas missões vão ser localizadas na zona centro e sul de Portugal Continental, com a preocupação de diminuir o impacto no meio ambiente e na população.