Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Beja e Évora voltam a ter comboio directo depois de 11 anos

Escrito por em Junho 11, 2021

A CP repôs a ligação ferroviária entre Beja e Évora, depois de 11 anos de paragem. Com três circulações por dia por sentido, o Intercidades irá demorar pelo menos uma hora e 13 minutos para percorrer 89,6 quilómetros, segundo a informação do portal da CP.

Cuba, Alvito, Vila Nova da Baronia, Alcáçovas e Casa Branca são as cinco estações e apeadeiros por onde vai passar um Intercidades.

Na linha do Alentejo, o serviço é realizado com uma automotora a gasóleo da série 450 porque o troço Casa Branca-Beja não está electrificado. O comboio com duas carruagens, que entrou ao serviço em 1965 e foi modernizado em 1999, não ultrapassa os 120 km/h num troço onde a velocidade máxima é de 140 km/h.

Nos últimos 11 anos, quem estava em Évora e precisava de ir para Beja (ou vice-versa) tinha de sair em Casa Branca e aguardar uma hora por outro comboio. Eram necessárias pelo menos duas horas e 13 minutos para fazer 89,6 quilómetros. Sem a ligação directa, os residentes em Beja demoravam tanto tempo a chegar a Évora como a Lisboa, a mais de 170 quilómetros.