Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual

Background

Alunos recolhem do chão mais de 13 mil e 500 pontas de cigarro no centro de Beja

Escrito por em Junho 10, 2021

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou no passado dia 5 de Junho, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça – Delegação de Beja, realizou, uma acção de sensibilização através de recolha de beatas, no Centro Histórico de Beja.

Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Beja que, através da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, disponibilizou uma equipa de 4 pessoas para colaborar, na actividade.

Cerca de 60 estudantes, 7 professoras e a equipa de 4 pessoas da Autarquia recolheram, em pouco mais de 60 minutos, 13.543 pontas de cigarro.

As beatas recolhidas serão enviadas para o Laboratório da Paisagem, em Guimarães, que tem um projecto piloto de valorização deste resíduo através da produção de tijolos.

Recordamos que ao abrigo da lei,  que entrou em vigor em Setembro de 2020, as pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros contendo produtos de tabaco passam a ser equiparadas a resíduos sólidos urbanos e, por isso, fica proibido o seu “descarte em espaço público”.

Relativamente às contra-ordenações, expressas no artigo 11º, para além das coimas de 25 euros a 250 euros para quem atirar beatas para o chão, a lei determina é punível com coima mínima de 250 euros e máxima de 1.500 euros as entidades responsáveis não procederem à colocação de cinzeiros ou à limpeza dos resíduos produzidos.