A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Alergias e Intolerâncias Alimentares

Escrito por em Junho 10, 2021

A incidência de alergias alimentares tem vindo a aumentar e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 10% da população mundial sofra de alergias alimentares, sendo a faixa etária infantil uma das mais afectadas. Alergia e intolerância são dois conceitos diferentes e que geralmente são confundidos!

A alergia alimentar é a resposta exacerbada do sistema imunológico quando exposto a determinado(s) alimento(s). Entre as alergias alimentares mais comuns estão as alergias às proteínas do leite de vaca, ovo, amendoim, frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs), trigo, peixes, marisco e soja, surgindo sintomas tais como urticária, inchaço dos lábios, olhos e/ou orelhas e pode causar reacções por vezes fatais, nos casos mais graves.

A intolerância não envolve o sistema imunitário, sendo que o organismo é incapaz de metabolizar algumas substâncias dos alimentos devido a um défice das enzimas responsáveis pela sua digestão, provocando distúrbios gastrointestinais (vómitos, diarreia), inchaço, enxaquecas, erupções cutâneas.

É importante que o indivíduo que apresenta algum tipo de alergia e/ou intolerância alimentar seja acompanhado por um nutricionista por forma a identificar os alimentos responsáveis pela alergia ou intolerância, para que seja orientado a nível alimentar sobre quais os alimentos a excluir bem como evitar desequilíbrios e carências nutricionais.

 

Por: Vanessa Flor da Rosa