A tocar

Title

Artist

No ar

No ar

Background

Projecto do Hospital Central do Alentejo em consulta pública

Escrito por em Junho 6, 2021

O projecto do futuro Hospital Central do Alentejo, a ser construído em Évora, entrou esta semana em discussão pública até ao próximo dia 14 de Julho, no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental, promovido pela CCDR Alentejo.

A nova unidade hospitalar é justificada porque “os actuais edifícios hospitalares do Hospital do Espírito Santo de Évora terem as suas capacidades operacionais esgotadas.”

Irá permitir centralizar diversos serviços hospitalares no mesmo local, bem como constituir uma unidade com elevada diferenciação clínica e tecnológica com valências que, actualmente, não existem em Évora nem em concelhos limítrofes, devido às limitações das actuais instalações.

Segundo o Portal Participa, foi concebido como uma estrutura rectilínea hierarquizada, permitindo a ligação directa e flexível entre os diversos departamentos e serviços. Foi também projectada uma sistematização e separação dos diversos circuitos internos do hospital, (doentes internos, doentes externos, pessoal, limpos e sujos).

O terreno de implantação do novo hospital localiza-se a Poente Sul da cidade de Évora, entre a Estrada nacional EN 114 e a Estrada nacional EN 380, ocupando uma área de aproximadamente 25 hectares, de uma área total de 75 hectares (propriedade), sendo a área de implantação do Hospital, serviços e equipamentos adjacentes, de aproximadamente 17 hectares.